quinta-feira, 28 de maio de 2009

V Festival Internacional de BD de Beja


Mais de 70 autores de Banda Desenhada oriundos de oito países (Estados Unidos da América, Bélgica, Brasil, Escócia, Espanha, Itália, Sérvia e Portugal) vão estar em Beja a 30 e 31 de Maio para participar no V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, evento que se prolonga até ao dia 14 de Junho.
O festival, composto por 20 exposições de banda desenhada (entre individuais e colectivas), distribuídas por vários espaços da cidade, conta com 15 dias de programação paralela com sessões de autógrafos, conversas sobre BD, workhops dirigidos a todas as idades, apresentação e lançamento de edições, cinema, concertos, entre outras iniciativas. Destaque ainda para a cerimónia de entrega dos VII Troféus Central Comics (que habitualmente se realiza no porto), no dia 13, a partir das 15h00.
Craig Thomson (EUA), Denis Deprez (Bélgica) ou Lorenzo Mattotti (Itália) são apenas alguns dos autores de renome internacional que vêm de propósito a Beja para participar no Festival de BD.
Além de conceituados autores mundiais, o V Festival Internacional de BD de Beja acolhe também muitos autores que estão agora a começar o seu percurso na exigente arte de narrar histórias em imagens.
Com uma diversificada programação a pensar em todos os públicos, de entre os quais se contam os mais novos, o Festival recebe ainda a presença de Rui Cardoso, autor de "Os Patinhos".
A organização do evento é da responsabilidade do Município de Beja, através da Bedeteca de Beja. O Festival tem vindo a afirmar-se de ano para ano, atingindo já expressão ibérica. A aposta é torná-lo uma referência a nível Europeu, segundo afirmou Paulo Monteiro, responsável da Bedeteca. "Em Beja, o Festival de BD é uma das mais importantes expressões culturais", sublinhou o presidente da Câmara, Francisco Santos.
De 30 de Maio a 14 de Junho o Festival vai marcar presença no coração da cidade: Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Museu Jorge Vieira e Museu Regional de Beja. A programação paralela distribui-se ainda pela Galeria do Desassossego, Pax Julia - Teatro Municipal e Bedeteca.

Sem comentários: